Solano Jacob é professor, escritor e músico de grande influência no cenário do reggae nacional. Nascido em São Bernardo do Campo no final dos anos 70, há mais de quinze anos vem atuando em todo o Brasil e inclusive no exterior no intuito de aliar a música à educação no processo de construção do Espírito humano.

Bacharel e Licenciado pelo Instituto de Ciências Biológicas, pela Faculdade de Educação – FEA e pela Faculdade de Letras, Filosofia e Ciências Sociais da Universidade de São Paulo – USP, Solano Jacob sempre acreditou na sincronia entre o meio musical e uma formação acadêmica para nosso progresso individual e social.

Por dois anos foi pesquisador do Departamento de Imunologia do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, onde buscou ampliar conhecimentos acerca dos mecanismos de atuação de venenos de cobra do gênero Bothrops no Sistema Complemento Humano.

Solano Jacob possui mais de dez anos de experiência como docente. Trabalhou por cinco anos na rede estadual de ensino do Estado de São Paulo e em escolas da rede particular. Dirigiu por quase oito anos a Intelectu, uma escola de aulas particulares com enfoque em reforço escolar, cursos pré-vestibulares, concursos públicos e idiomas.

Foi o idealizador e líder da banda paulista Leões de Israel por mais de seis anos, trabalho no qual lhe rendeu ascensão na carreira como cantor e compositor através de grandes sucessos como Filhos Rebeldes, Secou a Fonte, Ouça a Profecia, Me Gwann e Jah Jah Children, bem como o lançamento de dois álbuns intitulados – Pilares da Justiça (2002) e Palavra Viva (2005).

Em meados de 2005, Solano Jacob juntamente com sua banda de origem foram convidados a representar o Brasil no maior festival de reggae jamaicano, o Rebel Salute Festival em uma cidade próxima à capital Kingston. Em meio às grandes lendas do reggae jamaicano como Burning Spear, Cocoa Tea, Third World, The Congos, Inner Circle e Luciano, Solano Jacob conseguiu aplausos e respeito por parte do povo jamaicano enquanto cantava uma de suas composições em inglês, “Me Gwann”. Esta apresentação pode ser assistida no DVD mundialmente conhecido, Rebel Salute 2006 – Volume 3.

2018-12-11 13.18.09

Em 2006, Solano trouxe uma nova proposta de trabalho. Em carreira solo, apresentou em maio de 2008 um projeto inédito – A Fé e a Razão. Uma comprovação de que a música e o ato de pensar são aliados em qualquer processo educativo, o trabalho é apresentado em duas partes complementares: o album contendo 12 faixas e o livro de mesmo título. Distribuído pela Tratore, o projeto “A Fé e a Razão” pode ser encontrado em diversos veículos de mídia como Submarino, Amazon, Napster, FNAC, Siciliano, Saraiva e Livrarias Cultura.

Em 2009, Solano Jacob gravou seu primeiro DVD intitulado “Ao vivo – Tribe House 2009”, contendo performances das canções do álbum “A Fé e a Razão” e do início de sua carreira. Em janeiro de 2010 retornou à Jamaica para diversos concertos em Kingston, Bull Bay e Santa Elizabeth. Com a repercussão mundial do projeto “A Fé e a Razão”, Solano Jacob foi convidado a realizar uma turnê Europeia no ano 2010, que incluiu países como: Polônia, Alemanha, Eslovênia e República Tcheca e cidades como Berlin, Munique, Dortmund, Varsóvia e Liubliana.

Em plena atividade de produção criativa, Solano Jacob apresenta no segundo semestre de 2012 seu novo álbum denominado “O Santuário da Família”, uma abordagem atual e reflexiva sobre a temática da família moderna, suas crises e identidades.

Três anos mais tarde, dando sequência a sua produção literária, Solano Jacob presenteia seu público como mais um livro: Caminhos e Escolhas. Uma obra de fácil apreensão, capítulos independentes sempre acompanhados de um texto crítico reflexivo, nos traz boas chances para refletir sobre a natureza humana. Um livro que trata sobre o livre arbítrio e as consequências coletivas de nossas escolhas.